ÁLBUM DE FOTOS

ÁLBUM DE FOTOS
ÁLBUM DE FOTOS

CORPUS CHRISTI



De origem latina, a expressão significa Corpo de Cristo é uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." Por isso é recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, o bispo não se ausente da diocese (cânone 395).



Em 2005, logo após ser nomeado Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr Vitti retomou a tradição da confecção do tapete de Corpus Christi no Centro de Curitiba. Desde então o tapete, com 1500m de extensão e 2m de largura, unindo a Catedral Metropolitana ao Palácio do Governo Estadual,  tem sido executado por paroquianos de mais de 57 paróquias, várias escolas e instituições de ensino superior, como acontece com o Centro Universitário Uninter.


Em 2007, com o intuito de abrilhantarmos nossa revista impressa pedimos a Dom Moacyr, então Arcebispo Metropolitano de Curitiba, falecido em junho deste ano, para nos conceder uma entrevista sobre este evento tão relevante para a fé cristã.

Seguem abaixo alguns trechos daquela entrevista:

PALAVRAS DE DOM MOACYR VITTI


Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr Vitti define a festa de Corpus Christi como uma grande manifestação de fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. “ A Eucaristia é o maior dos sacramentos, pois é o Mistério Pascal, isto é, a celebração da Paixão, Morte Ressureição e Ascensão do Senhor. É o mistério de nossa Redenção”, explica Vitti.

Como a festa de Corpus Christi homenageia à Eucaristia, naturalmente os fiéis se questionam e refletem sobre o tema, voltando a se conscientizar sobre a importância da consagração.

De acordo com Dom Moacyr, a relação entre a Eucaristia e o perdão é muito forte, pois é a representação do sacrifício realizado por Jesus Cristo para a redenção dos homens. “Na consagração do vinho se diz: “Tomai e bebei, este é o cálice da Nova e Eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados”, ensina o Arcebispo, demonstrando que, por meio de uma comunhão bem feita (o que envolve uma boa confissão, para estar em estado de graça), os fiéis podem alcançar o perdão.


A TRADIÇÂO


Natural de Piracicaba, Bairro de Santana, Dom Moacyr Vitti passou sua infância na roça, onde não tinha possibilidade de entrar em contato com a arte do tapete de Corpus Christi. Somente após entrar no Seminário, ele teve esta oportunidade, participando desta manifestação do amor e carinho do povo para com Jesus. “Aqui em Curitiba, os tapetes eram feitos somente em alguns bairros, bem como nas cidades do interior do Estado. Até o ano de 2005, não havia a tradição de juntar as paróquias em um grande tapete, no centro da cidade”, conta Vitti.

Hoje, como arcebispo, na procissão de Corpus Christi, Dom Moacyr afirma que, ao carregar o ostensório pelas ruas de Curitiba, pisando sobre o tapete feito pelas mãos de milhares de fiéis, lhe invade um sentimento de pequenez diante de tão grande mistério de fé. “Carregar o próprio Deus, que se faz presente naquela Hóstia Sagrada, é muito privilégio”, diz orgulhoso. Além disso, Vitti observa que a procissão é um momento de profundo encontro do povo com o Cristo, onde os pedidos e agradecimentos são feitos. Ele lembra que o próprio Jesus disse: “Pedis e recebereis, batei e abrir-se-vos-á”.

Povo de fé na visão do Arcebispo, os paranaenses precisam, ainda de uma grande missão de formação de fé, uma catequese bem fundamentada. Segundo Dom Moacyr Vitti, bons cristãos são aqueles que aderem, corajosamente, a Jesus Cristo, participando da vida da Igreja e vivendo o que Jesus deixou como um de seus ensinamentos: “Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário